AS TRUFAS

A trufa (tartufo em italiano) é um tipo de cogumelo hipógeo (subterrâneo) que vive em relação de simbiose com as raízes de algumas plantas (dentre elas as Castanheiras, as Aveleiras, o Pioppo e o Tiglio).

Trata-se de um alimento raro e, por isso, muito valorizado. O seu típico e penetrante aroma desenvolve-se apenas após a maturação e serve para atrair (apesar da cobertura vegetal do solo) animais como porcos, javalis e raposas, os quais contribuem para o espalhamento dos esporos e, garantem, assim, a perpetuação da espécie.

Hoje, para encontrá-las, o homem serve-se de cães de olfato apurado, treinados especialmente para identificar o seu aroma.

A Itália é um dos maiores produtores do mundo em trufas naturais – duas variedades são encontradas por lá: as trufas negras e as trufas brancas.

A trufa branca é considerada a trufa mais rara, valiosa e saborosa. Ela é encontrada unicamente na Itália. Seu valor pode chegar a 4.000 euros o kilo.

A trufa tem muitas propriedades benéficas. É famosa por sua riqueza em antioxidantes que ajudam a combater os radicais livreis.